“No aspecto psicológico, a afetividade está entre os mais importantes fatores que podem influenciar a aprendizagem. Tendo em vista esta realidade, o que se deve encontrar na escola é a manutenção de um clima de simpática acolhida, respeito humano e afeto, entre todos os que ali são envolvidos, e, aqui, destacamos o vínculo existente entre professor e aluno. Já é comprovado através de vários estudos pelo mundo afora, que o relacionamento que o educando estabelece com o seu professor pode ter um efeito significativo sobre seu desempenho. Por outro lado, a forma como o professor encaminha suas ligações afetivas com estes, pode ter conseqüências desastrosas!! Muitas vezes, em nome da sua experiência profissional, no primeiro dia de aula o professor se diz capaz de fazer previsões individuais para cada um de seus alunos, determinando, quase sempre sem errar, o futuro escolar daquelas crianças. Desta maneira ocorre uma das práticas mais perigosas e mais comuns que se desenvolvem na escola, denominada “Profecia Auto-realizadora”. Trata-se de uma “profecia” que se realizará através do prognóstico do professor, deixando a criança à mercê do veredicto do professor que se manifestará no relacionamento desigual com seus alunos, cumprindo-se a profecia ao final do ano. O fenômeno da “profecia auto-realizadora” foi revelado e estudado por dois pesquisadores norte-americanos, Robert Rosenthal e Lenore Jacobson, em 1964, quando foi concluído que as expectativas do professor têm um efeito poderoso sobre o desempenho de escolar uma criança. Aos alunos com veredicto de “capazes”, será oferecida maior atenção, mais oportunidade de participação, mais estímulos. Os julgados “incapazes” se sentirão desestimulados, participarão cada vez menos das aulas, alheios ou indisciplinados, desinteressados. A profecia é anterior ao contato com a criança, vem do prognóstico precoce do professor ou do preconceito. Socialmente, o aluno ideal é valorizado pela aparência como limpeza, cor de pele, tipo físico, condição financeira... “
www.universia.com.br/html/materia/materia_cabi.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Arquivo do blog
-
▼
09
(39)
-
▼
jul.
(31)
- Brincadeiras para Gincana na Educação Infantil
- Anexo Idéias de Atividades com Nomes Próprios
- Recebi pedidos de modelos de planejamento para Mat...
- Letramento e a prática do professor
- RECEITA: COMO SE FAZ UM ANALFABETO
- ESCOLA INCLUSIVA
- PROFA- Professores Alfabetizadores: em resumo...
- Processo Ensino-Aprendizagem
- Fases do Brincar
- Novo pardigma da educação
- PROFECIA AUTO REALIZADORA
- Escola, professores e educação de qualidade
- PRODUÇÃO DE TEXTO
- ESCOLA + BRINCADEIRA = DESENVOLVIMENTO
- Projeto de Literatura Infantil- Poemas- Plano de Aula
- ESPAÇO
- Modelo de relatório avaliação maternal
- COMO ESTIMULAR A INTELIGÊNCIA DE SEU FILHO?
- ALFABETIZAÇÃO
- MODELO- PLANO DE AULA
- CLASSE HETEROGENEA
- O QUE ESTÁ ESCRITO E O QUE SE PODE LER
- "Há uma explicação segundo a qual, por trás da mão...
- ESCOLA X BIRRA
- HÁBITOS
- HORA DE DORMIR
- HOJE EM DIA TUDO É DIFERENTE
- CRIANDO UMA VISÃO CONVINCENTE
- COISAS QUE APRENDI COM VOCÊ
- PROCURA-SE
- FILHOS E INTERNET
-
▼
jul.
(31)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.