segunda-feira, 6 de julho de 2009

MODELO- PLANO DE AULA

Relatório de Atividade- Nível 4: Intermediário II- Silábico Alfabético
Data: 07/05 a 11/05/07
Série: Pré 1 (3, 4 anos)
Tema: Parlenda Popular- “ Corre-cutia”

Comunicação e Expressão:
- Brincadeira em roda- “ Corre-cutia”
- A sala de 14 alunos foi dividida em 2 grupos (meninos e meninas), 1 grupo em cada mesa. Os alunos circularam no texto da parlenda as palavras ilustradas: cutia, casa, tia, avó, moça, coração. Os meninos e meninas foram intercalados conforme a hipótese de escrita, sendo a mesa coletiva, uns alunos davam palpite na montagem de palavras das outras duplas. Quase saiu briga! Um aluno novo no Colégio, descobriu a sílaba e ficou empolgado! Queria mandar na montagem de todos os outros, corrigir. A mesa das meninas foi mais calma, elas pareciam mais seguras no que faziam.
- A professora distribuiu para as 2 mesas o alfabeto móvel com as palavras. Os alunos montaram as palavras e preencheram os quadrinhos destinados com a escrita do que foi montado, solucionando conflitos de quantidade e qualidade de letras.

Matemática:
- Em roda na quadra, cada aluno recebeu um número. Durante a brincadeira, cada criança que era escolhida pelo lenço, levantava e gritava seu número. Os demais alunos registravam a vez do amigo, desenhando o amigo e numerando-o.
- Os alunos contaram os dedos até chegar à quantidade de alunos da roda do “Corre-cutia”. Depois, carimbaram na folha, 15 dedos (3 mãos), cada dedo representado um aluno.

Natureza e Sociedade:
- Pesquisa: quem é a cutia? Muitas hipóteses foram levantadas... é uma pessoa, um lugar, um brinquedo... As crianças viram a foto de uma cutia e gostaram muito. Descobriram que a cutia é um mamífero roedor peludo, desenharam e ilustraram também o que a cutia come: frutos, sementes.
- Pesquisa: onde vive a cutia, onde vivemos nós? O s alunos acreditavam que a cutia vivia muito longe, mas descobriram que é um animal das américas. Vimos no globo terrestre onde vivemos e que a cutia é um animal local.

Arte:
- Desenharam o círculo da brincadeira “Corre-cutia”, os amigos dentro do círculo.
- Desenharam, pintaram e colaram papel no pelo da cutia ( que é um animal marrom claro).

Um comentário:

  1. olá boa noite!
    professora quero te parabenizar pelo seu trabalho dedicado como diz na Palavra de Deus "se é ensinar que haja dedicação..."
    virei sua fã!!!
    tô lendo tudo!!!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.