Orientação de Leitura
As crianças têm a hipótese de que não é preciso escrever tudo o que se fala para ler, bastam os substantivos para a construção de uma frase ou enunciado.
Os verbos e muito menos os artigos são consideradas palavras desnecessárias na leitura devido a um problema de contraste de concepções, porque a criança supõe que todas as palavras ditas não precisam ser escritas a não ser que se tratem de pessoas, animais ou objetos e que a ordem destas palavras, não importa, porque não altera o significado.
Na evolução das idéias sobre a escrita a idade conta menos que o tempo de participação em situações e atividades em que a escrita está presente, direta ou indiretamente.
A alfabetização não é mero processo de natureza perceptual, é mais que isto, é um processo de natureza conceitual.
As crianças em situação de leitura, inicialmente demonstram dificuldade de percepção da separação entre as palavras do texto, como compatibilizar as partes do enunciado oral que elas acham que devem estar escritas e a quantidade de segmentos gráficos que encontram no texto. Não há dificuldade perceptual, há conflito para interpretar o escrito.
Há duas hipóteses importantes sobre a leitura que as crianças precisam resolver:
1- Nem tudo o que se lê precisa ser escrito de forma independente;
2- Existe uma quantidade mínima de letras (em torno de três) exigida para considerar algo adequadamente escrito.
É importante oferecer aos alunos, oportunidades de defrontarem-se com textos nos quais ela sabe o que está escrito, oportunidades de pensar sobre a escrita, elaborar hipóteses, testa-las, reconstruí-las progressivamente, incentivando o progresso na escrita e leitura.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Arquivo do blog
-
▼
09
(39)
-
▼
jul.
(31)
- Brincadeiras para Gincana na Educação Infantil
- Anexo Idéias de Atividades com Nomes Próprios
- Recebi pedidos de modelos de planejamento para Mat...
- Letramento e a prática do professor
- RECEITA: COMO SE FAZ UM ANALFABETO
- ESCOLA INCLUSIVA
- PROFA- Professores Alfabetizadores: em resumo...
- Processo Ensino-Aprendizagem
- Fases do Brincar
- Novo pardigma da educação
- PROFECIA AUTO REALIZADORA
- Escola, professores e educação de qualidade
- PRODUÇÃO DE TEXTO
- ESCOLA + BRINCADEIRA = DESENVOLVIMENTO
- Projeto de Literatura Infantil- Poemas- Plano de Aula
- ESPAÇO
- Modelo de relatório avaliação maternal
- COMO ESTIMULAR A INTELIGÊNCIA DE SEU FILHO?
- ALFABETIZAÇÃO
- MODELO- PLANO DE AULA
- CLASSE HETEROGENEA
- O QUE ESTÁ ESCRITO E O QUE SE PODE LER
- "Há uma explicação segundo a qual, por trás da mão...
- ESCOLA X BIRRA
- HÁBITOS
- HORA DE DORMIR
- HOJE EM DIA TUDO É DIFERENTE
- CRIANDO UMA VISÃO CONVINCENTE
- COISAS QUE APRENDI COM VOCÊ
- PROCURA-SE
- FILHOS E INTERNET
-
▼
jul.
(31)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.