2.Meninas e meninos aprendem de modo diferente?Estudos respeitados demonstram que há mais semelhanças que diferenças entre os sexos, e que os mecanismos de aprendizado são basicamente os mesmos em meninas e meninos. Se existirem diferenças no estilo de aprendizagem entre os gêneros, elas se devem mais a fatores culturais do que a diferenças funcionais ou estruturais. Nas sociedades em que habilidades ou aptidões específicas são mais desenvolvidas em um dos sexos, é possível que os métodos educacionais tendam a se concentrar em técnicas distintas de aprendizado para meninas e meninos.
3.Ler cedo é sinal de inteligência? Ler implica a interpretação de signos gráficos a partir dos quais se forma uma idéia, o que só é possível quando algumas habilidades alcançam o nível certo de maturidade. A leitura envolve habilidades intelectuais (generalização e abstração), lingüísticas (fonação e recepção auditiva, codificação e simbolização verbais), perceptivo-motoras (reconhecimento e distinção de figuras e compreensão de seu significado) e socioafetivas. Se a criança lê antes da idade em que seus colegas normalmente lêem, isso pode ser sinal de inteligência superior. No entanto, há crianças com nível superior de inteligência que não mostram qualquer sinal de precocidade para a leitura.
4.As crianças que falam mais cedo são mais inteligentes?Não há dúvida de que a aquisição da linguagem exerce importante influência no desenvolvimento da inteligência. Mas, embora a precocidade na fala às vezes esteja presente em crianças com QI elevado, não há indícios de que crianças que aprendem a falar mais cedo sejam mais inteligentes do que as outras.
5.Brinquedos sofisticados são melhores?Embora haja brinquedos complexos que também são educativos, há ainda uma grande variedade que é divertida mas tem pouco efeito positivo tanto no desenvolvimento quanto na aprendizagem.Muitos brinquedos sofisticados, além de não darem às crianças a oportunidade de brincar e aprender, também não são adaptáveis ao tempo que cada uma precisa para questionar e tirar as próprias conclusões. Os jogos eletrônicos, por exemplo, mantêm a criança sentada no mesmo lugar, seguindo automaticamente as instruções para executar uma atividade.
6.Aprender música pode melhorar a capacidade intelectual?Observa-se que tanto bebês quanto crianças que têm contato com a música apresentam mais conexões neurológicas. Quando aprendemos a tocar um instrumento musical, estimulamos processos intelectuais importantes relacionados com as habilidades da leitura e da escrita, tais como raciocínio não-verbal, lógica, pensamento abstrato, memória, capacidade analítica, concentração e, é claro, a audição. O contato com a música é, portanto, um grande estimulador da inteligência. No entanto, para que uma criança obtenha o máximo de benefício de uma experiência musical, é necessário que esta seja alegre e divertida.
7.Como usar o máximo do cérebro?Por meio da leitura, o cérebro é estimulado de maneira mais efetiva, otimizando seu potencial. Entretanto, mesmo as pessoas que usam suas faculdades cerebrais ao máximo não as exploram por completo, pois o potencial do cérebro humano é virtualmente ilimitado. Quanto mais suas faculdades são empregadas, mais potencial elas geram.
O computador e a aprendizagem
Além de ensinar novos conceitos e habilidades, os computadores também ajudam a criança a mudar sua maneira de pensar, pois os programas normalmente a estimulam a procurar opções diferentes para a solução de problemas ou a ver uma situação sob ângulos diversos.2 anos: A criança está pronta para começar a explorar ícones e programas de desenho, embora no início precise da supervisão de um adulto.4 anos: Ela se diverte ao escrever as letras do alfabeto na tela do computador, o que pode ser feito com programas que geram repetições e com a prática.5 e 6 anos: Geralmente executam atividades repetitivas no computador relacionadas a conceitos como formas, letras, números e cores. Assim como qualquer outra atividade, algumas crianças se interessarão por computadores e outras não. Não pressione seu filho a aprender a usar o computador. Essa hora chegará de qualquer maneira quando ele deparar com a necessidade de usá-lo na escola.
Inteligência emocionalEste termo foi cunhado em 1990 pelo psicólogo sul-africano Dr. Reuven Bar-On, referindo-se às qualidades emocionais que contribuem para o êxito do indivíduo. Entre essas qualidades estão a empatia, a expressão e a compreensão dos sentimentos, a independência, a capacidade de adaptação, o talento para resolver problemas, a persistência, a cordialidade, a generosidade e o respeito ao próximo. Para ajudar a criança a desenvolver a inteligência emocional, devemos incentivar sua capacidade de controlar emoções e comportamentos, a fim de que ela se relacione de maneira adequada em seu meio social.Preste atenção nas conquistas e condutas positivas do seu filho e não se concentre – como os pais muitas vezes fazem – nas condutas negativas.
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