BRINCADEIRAS
- Kinder 2 (5 anos) - 14 bolinhas de ping-pong:
1- Bolinhas de pingue-pongue – Soprar bolinhas de ping-pong: traçar duas linhas a uma distância de 3m uma da outra e formar fileiras uma de frente para a outra atrás das linhas. Inicia-se o jogo dando uma bolinha para as primeiras crianças de cada fila de um dos lados, estas deverão soprá-las até seus companheiros das filas à frente indo para trás destas filas. A criança que recebeu a bolinha repetirá a mesma ação para o outro lado e assim sucessivamente. Se for em forma de competição, vence a equipe que terminar primeiro.
2- Dois a dois lançando a bolinha com as mãos, um para o outro, deixando quicar no chão antes de pegá-la (deixar quicar 1x, depois 2x, 3x, 4x etc)
3- Jogar na parede e pegar com as duas mãos, jogar no teto e deixar quicar no chão, 1,2,3,4... antes de pegá-la
4- Caçar a bolinha com caixa de sapato – 2 a 2, um com uma caixa de sapato e outro com bolinhas (de pingue-pongue), ficam distantes mais ou menos 2m. Enquanto uma criança lança as bolinhas a outra deverá caçá-las com a caixa.
5- Revezamento – formar fileiras como mostra o desenho anterior; na linha traçada e em frente a cada equipe colocar um objeto ou uma bola. O objetivo do jogo é: uma criança vai buscar o objeto e a outra vai levar. Vence a equipe onde todas as crianças executaram a ação.
- Kinder 1 (4 anos)- 10 folhas de collor set amarelas, bambolês, bolinhas de borracha pequenas e aparelho de som:
- Kinder 1 (4 anos)- 10 folhas de collor set amarelas, bambolês, bolinhas de borracha pequenas e aparelho de som:
1- Desenho comunitário com música – espalhar folhas de papel pela sala e lápis colorido. Ao som de uma música, as crianças deverão caminhar no ritmo dançando e, ao parar a música, começar a desenhar, cada uma em uma folha; a música retorna, e voltam a caminhar. Ao parar novamente a música, vão até outro papel, e continuam o desenho do colega. Isto se repete até que o educador observe que os desenhos já se definiram. No final todos pegam um papel e comentam sobre o desenho mostrando a todos.
2- Bambolês- Serão escolhidas duas crianças de cada equipe, de cada vez, uma ficará parada para receber o bambolê e a outra correrá para levar o bambolê (a criança que ficar parada terá que ficar dentro do bambolê). O objetivo é ver quem consegue terminar todos os bambolês primeiro.
3- Cada equipe escolherá um participante por vez para o arremesso. Esse participante tentará acertar o bambolê no bico da garrafa pet em pé. Quem conseguir acertar mais bambolês ganha.
4- Serão colocadas duas caixas por equipe. Uma com bolinhas e a outra vazia. Dada a largada uma criança de cada equipe terá que correr para levar as bolinhas para a caixa vazia. Quem conseguir levar mais bolinhas em 30 segundos será o vencedor.
5- Um dos participantes será o Chicotinho Queimado. Ele irá esconder uma bola para que os outros a encontrem. Quando alguém se aproximar da bola, o Chicotinho Queimado vai dando pistas: Diz “quente” se a pessoa estiver perto do objeto, “frio” se estiver longe, “morno” se estiver se aproximando. Ganha quem achar a bola, será a sua vez de escondê-la.
- Nursery 2 (3 anos)- 12 folhas de papel color set amarelo, aparelho de som, 12 canudos:
- Nursery 2 (3 anos)- 12 folhas de papel color set amarelo, aparelho de som, 12 canudos:
2- Dança das cadeiras- Montar 2 fileiras de cadeiras com a quantidade de alunos, uma a menos. As crianças dançarão em volta das cadeiras, com as mãos para trás. Ao parar a música, deverão sentar. Quem ficar sem lugar, vai saindo junto com a cadeira, até que reste 1 cadeira e 2 crianças. Ganha quem ficar por último, sentado.
3- Começou a Chover! - As crianças se espalham numa determinada área. Cada uma desenha um círculo ao redor dos pés (não colado aos pés, mas grande, em volta); estas serão as casas. Deve haver uma "casa" a menos que o total de participantes (ou seja, não se desenha um círculo ao redor dos seus próprios pés). A prô sai andando pelo pátio, contando uma história qualquer e as crianças devem segui-la, fazendo gestos e movimentos de acordo com a história. A prô se afasta das "casas" enquanto anda, num determinado momento diz: "Então, começou a chover!" . As crianças devem então procurar a "casa" mais próxima e aí ficar. Quem ficar sem "casa" recomeça o jogo, contando uma nova história.
4- Batata-Quente dos Bichos- Colocar as crianças em círculo. Elas terão de passar um saco com os bichos de brinquedo dentro, enquanto a música é tocada. Não vale demorar-se para passar o saco, nem jogar em cima do outro. Tem que ser passado de mão em mão. Quando a prô parar a música, a criança que estiver com o saco na mão, retira um bicho sem ver, mostra a todos e deve imitar o som e como este bicho se locomove.
- Nursery 1 (2 anos) - 1 corda comprida, bolas de borracha, papel grande painel, esponjas, aparelho de som:
1- Fazer um passeio pela escola, levando a “cobra” que será a corda, não vale soltar, todos andarão juntos, cantando músicas de escolha das crianças e da prô.
2- Formar um círculo e rolar bolas de borracha para as crianças, uns devem rolar as bolas para os outros,
3- Batata-Quente- formar círculo com as crianças e passar a bola ao som da música, quando parar, a criança que estiver com a bola, vai para o centro da roda.
4- Pintura coletiva no painel, carimbando tinta guache com as esponjas.
5- Esconde-esconde- levar as crianças fora da sala e esconder os bichinhos, desafiar as crianças a entrar e procurá-los. Imitar os sons do bichos que devem ser procurados.
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