segunda-feira, 6 de julho de 2009

HORA DE DORMIR

Há algum tempo tenho sido procurada por alguns pais que buscam a solução de um problema que antigamente só atingia os adultos: a insônia. O que acontece com esta nova geração de crianças “acesas” com tanta dificuldade para dormir? A explicação para este mal que tem atingido dos menores aos maiores, está na agitação do dia-a-dia e os hábitos familiares em relação aos horários.
A família atual abraçou uma extensa carga diária de trabalho e compromissos que tem ocupado pais e mães o dia inteiro, o que faz com que o tempo livre para os filhos seja somente à noite, quando há a oportunidade de conversar, brincar, colocar em dia a lição de casa. São atividades diurnas realizadas no período noturno, prejudicando o sono. O cérebro e as emoções são ativados e para desligá-los... leva tempo! Além disto, este tipo de rotina acaba por acostumar as crianças a dormir tarde e o “reloginho biológico” delas entra em funcionamento conforme os horários repetitivos. Se ela for repetidas vezes para a cama, tarde da noite... vai se acostumar a só dormir tarde!
Estabeleçam juntos uma rotina para a casa: a que horas precisam acordar, os horários de refeição, as atividades na escola, as atividades em casa e a hora de estar juntos e de dormir. De segunda a sexta-feira siga uma rotina e no sábado e domingo, libere a diversão! Nossos filhos desde a chegada da maternidade, entraram na rotina da casa – não foram eles que a estabeleceram, eles é que se adaptaram aos horários que nós pais, estabelecemos. Ainda bebês, nós os colocávamos no berço na hora de dormir, mesmo ainda acordados. Isso ajudava-os a perceber, com o passar do tempo, que existe o horário para dormir e que ficar na cama é um prazer, não uma tortura! Nossos filhos dormem cada um em sua própria cama e às 20:00 de segunda a sexta-feira. Eventualmente, a rotina é quebrada por um programa na Igreja, um encontro com amigos, mas nada que quebre o “reloginho biológico” deles.
Outro fator menos comentado é a alimentação e os medicamentos. São agentes interruptores de um sono tranqüilo, o consumo de refrigerantes durante o dia, alimentos achocolatados e medicamentos como os broncodilatadores e outros que contenham antidepressivos e estimulantes. Vale a pena restringir as delícias dos doces e refrigerantes para os finais de semana e questionar o pediatra na prescrição de remédios, ficar atentos às bulas.
A qualidade e quantidade do sono também pode ser afetada pelo ambiente. Luz e som, acomodação, desconforto... tudo afeta a vontade e a condição para dormir. Desde bebês, é preciso ensinar a criança a dormir, com a mesma aplicação que as ensinamos a andar, falar, comer. Dormir é uma necessidade muito importante que precisa ser suprida! Da mesma maneira que o ambiente da refeição é preparado (arrumamos a mesa, colocamos os pratos, talheres, copos) o ambiente para o sono deve ser arrumado adequadamente. Luz baixa, silêncio, temperatura ideal, devem ser observados. Os pais também podem aproveitar o momento e aumentar a tranqüilidade da criança, orando com ela e compartilhando o quanto e como Deus a ama. A paz no coração influenciará no descanso!
Dicas para melhorar a qualidade do sono da criança
- Evite realizar brincadeiras agitadas antes de dormir. É necessário que meia hora antes de ir para a cama a criança esteja tranqüila.
- Estabeleça horários, regras e limites durante à noite, a criança precisa se acostumar a ter hábitos, principalmente no que ser refere ao sono. Orem juntos antes de dormir.
- Crianças devem ir para a cama até às 21h e ter um período de sono de oito a nove horas por dia.
- Cochilos vespertinos podem prejudicar o sono noturno da criança.
- A criança deve ter hora para brincar, ficar com os pais, ir à escola, comer, estudar e dormir. O equilíbrio das atividades é a melhor forma de garantir um desenvolvimento saudável.
- Pais que trabalham fora devem tentar suprir a ausência de forma adequada. A espera do filho pela chegada dos pais à noite faz com que gere ansiedade, prejudicando o sono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.