quinta-feira, 9 de julho de 2009

PRODUÇÃO DE TEXTO



Produzir texto é um importante momento no processo de aprendizagem do aluno; é na produção de texto que ele tem a possibilidade de se expressar, através da linguagem escrita, deixando de ser um simples leitor, para atuar também, como autor, como produtor de um texto, a criança tem liberdade para criar, usar sua imaginação e expressar o que sente e está entendendo do contexto proposto pelo professor.

A leitura é fundamental para a comunicação humana. Há varias formas de leitura, a verbal, a não-verbal, a leitura de mundo e até simples decodificação de códigos. Grande parte da população considerada alfabetizada desenvolve apenas a decodificação, isto é, sabem o que está escrito no texto, mas não conseguem entender o que aquelas palavras significam. Não conseguem interpretar o que está escrito. O indivíduo consegue interpretar um texto, quando é capaz de entender, compreender o que o texto nos traz. Ele entende as “entrelinhas”, as informações que não estão explicitas no texto e relaciona com sua realidade, com as experiências que já possui. A partir de uma boa interpretação que a criança se
torna capaz de fazer uma boa produção de texto.

É na produção de texto que o aluno pode mostrar sua criatividade, expressar suas idéias e seus sentimentos através da linguagem escrita. Este momento é muito importante no processo de aprendizagem, por isso é necessário que o professor realize um trabalho contextualizado, que de sugestões de produção que façam parte da realidade de seus alunos e que não fujam do contexto das aulas. O ideal é que os professores trabalhem esses conceitos de forma conjunta e não separadamente como acontece na maioria das escolas atualmente. Assim o aluno trabalha a leitura, sua capacidade de compreensão, e a partir do entendimento da leitura feita, ele consiga produzir seu texto, passando de leitor a autor.

Segundo Telma Weisz, no curso PROFA, as crianças ainda não alfabetizadas são capazes de produzirem oralmente textos com destino escrito, a produção oral de texto como condição didática para a produção de textos pelos alunos- socializa os comportamentos escritores.

As relações entre linguagem e pensamento pesquisadas e sistematizadas por Vigotsky sinalizam muitas outras pesquisas na área da educação, como também orientam as práticas escolares. A linguagem é adquirida, basicamente nas relações sociais. Antes do primeiro ano de vida a criança começa a compreender e a relacionar símbolos aos objetos. A criança cresce sendo apresentada à linguagem cotidianamente, percebe que a linguagem oral e escrita fazem parte de um contexto significativo e começa a querer “dominar” a gramática. Esse desenvolvimento não precisa ser forçado e a criança entendendo a leitura e a escrita como práticas sociais propõe-se a falar, ler e escrever compreendendo as diferenças entre essas práticas. É importante lembrar que a linguagem não é privilégio deste ou daquele grupo social, faz parte da cultura humana. Assim como aprendeu a falar, qualquer criança aprenderá a escrever, se exposta à linguagem escrita, a menos que apresente grave patologia mental ou cognitiva. Crianças pequenas motivam-se facilmente para brincadeiras com a linguagem, como troca-letras, trava-línguas, rimas e parlendas; demonstram fascínio pelo papel e tentativas de escrever nomes de pessoas e objetos.

Quando o professor reconhece o discurso do aluno e, a partir do saber que ele já domina ajuda-o a construir o conhecimento da linguagem padrão, fica evidente a capacidade de apreender de todas as crianças. Assim, abandona-se a crença de que a dor e a fome são determinantes na aprendizagem de crianças de classe social mais carente. Se os pais são analfabetos, ou a criança não observa práticas de leitura em casa, é possível que as crianças não tenham internalizado a importância do ato de ler. É nesse caso que a escola precisa ser muito mais presente, precisa expor a criança à situações de leitura e escrita.
É na escola que a criança que está socialmente excluída pode ser integrada à uma sociedade letrada que comunica-se cada vez mais através da linguagem escrita. A escola é o espaço onde a criança pode dominar a linguagem formal, compreender melhor as relações sociais e participar da construção de sua história. A partir do conhecimento prévio da criança e valorizando sua linguagem oral é possível transformá-la em linguagem padrão. Os alunos percebem que a linguagem é diferente, dependendo do grupo social e do momento. Ao reconhecerem o significado social da linguagem e percebendo-se capazes de fazer uso da linguagem padrão, os alunos estarão estimulados para interagir com textos através de leitura e produção de textos.

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