segunda-feira, 12 de outubro de 2009

PLANO DE AULA PARA PRE ESCOLA- As 2 Casas



Matéria: Linguagem e Matemática

Tema: AS DUAS CASAS

Certo dia, Jesus contou uma história sobre duas casas bem bonitinhas, muito parecidas, construídas na beira do mar. De longe ninguém percebia nem de perto era fácil perceber a diferença entre as casas. A diferença entre essas duas casas é que uma foi construída sobre uma rocha, uma pedra firme, bem segura... A outra foi feita na areia bem macia e fofa. Duas casinhas tão bonitas, na beira do mar... Um dia, veio uma chuva muito forte; um temporal... Com muitos raios, trovões. Caiu muita água... Mas logo, o vento começou a acalmar, a chuva foi diminuindo, e o céu foi clareando novamente. Mas, e as casas? Vejam só! Uma caiu, e a outra ficou firme. Qual será que foi levada para o mar? A casa construída na pedra não caiu. Mas a que estava na areia... no primeiro ventinho, se partiu! Que assim acontece com a gente também. Quem escuta a boa notícia que é o Reino de Deus, mas não muda sua vida, não faz a vida mudar, quem gosta de fazer coisas erradas, é como aquele que constrói a casa na areia, uma casa que cai fácil; é uma pessoa sem juízo... Mas quem constrói a vida em uma rocha firme, gosta de fazer o que é certo, trata bem as pessoas, é sabido, está construindo uma casa sobre a rocha, que vai agüentar firme a vida toda!!

OBJETIVOS:1- Classificar as formas geométricas CÍRCULO, QUADRADO, TRIÂNGULO,
2- Diferenciar as cores VERMELHO, AZUL, AMARELO, VERDE, LARANJA, ROXO, MARROM, ROSA.
3- Analisar, comparar e argumentar sobre conceito IGUAL e DIFERENTE, DENTRO e FORA.

HABILIDADES: Reconhecer que somos diferentes e igualmente importantes, tal qual as cores e as formas. Compreender que fazer o que é certo, torna nossa vida boa! COMPETÊNCIAS:
Diferenciar as formas geométricas e cores, classificar figuras iguais e diferentes, posicionar dentro e fora.


METODOLOGIA:Desenhar círculos grandes e pequenos no chão com giz de lousa. Primeiro, pintar de uma cor, para fazer de um lado da classe (ou do espaço) a casa na areia. Do outro lado, faça outros círculos (um círculo para cada criança) de cor diferente para representarem a casa na rocha. Tratam-se das casas onde os pequenos irão entrar quando ouvirem o sinal de um estrondo, soado pelo CD. O objetivo é escapar dos ventos e da chuva, que querem derrubar as suas casas O aluno que for pego fora do círculo, deve sair. O jogo termina quando sobrar 1 aluno em 1 círculo. Nessa brincadeira, a criançada desenvolve habilidades como correr, frear e ocupar um espaço.

AÇÃO DIDÁTICA:


Primeiro Momento
Tempo: 10 minutos
- Contar a história “As Duas Casas” chamando a participação dos alunos, cantar a música “Formas Geométricas” (Mackenzie),



Segundo Momento
Tempo: 05 minutos
- Flash Cards Objetos/Collors,

- Brincadeira Dentro/Fora das “casas”,


Terceiro Momento
Tempo: 10 minutos
- Colagem coletiva- Montar cena com paisagem e casa com formas geométricas.



AVALIAÇÃO:Analisar capacidade de diferenciação das formas geométricas e cores.
Ensinar às crianças que não há problema em ficar fora do círculo. Estar fora dele faz parte da brincadeira, ou seja, todos são importantes: quem está fora e quem está dentro.

BIBLIOGRAFIA:
- História “As Duas Casas”,
- Orientação Para Professores do Sistema Mackenzie de Ensino,
- CD de Músicas para Maternal do Sistema Mackenzie de Ensino.

5 comentários:

  1. gostei do se blog, monica ferreira de oliveira

    ResponderExcluir
  2. Que bom!!
    Volte sempre, obrigada!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Visite também...
    http://bauleleh.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Adorei...assim fica bem mais gostoso aprender.Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  5. Amei seu plano . Otimo para ser aplicado em sala de aula .Principalmente nos dias de hoje! se possivel mande outros para tuma de maternal III.bjs

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.