terça-feira, 1 de dezembro de 2009

PROJETO BONECA OLIVIA- Afetividade & Responsabilidade


Objetivos:

Desenvolver a capacidade de expressar, comunicar, atribuir sentido a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por meio da organização de relatos orais e gráficos.

Adotar atitude de respeito mútuo, solidariedade e responsabilidade.

Reconhecer-se como elemento integrante do grupo relacionando-se bem e desenvolvendo laços afetivos com a turma e com a família.




Descrição:

Durante a semana, a boneca Olívia participa das aulas, dos momentos de lanche e do parque. Em grupo, a turma elabora a história da Olívia, definindo a idade, as preferências, gostos... Na primeira página, a foto de Olívia; na segunda, a personagem está junto com a turma. Na seqüência, a certidão de nascimento da boneca, com todas as suas informações: data de nascimento, filiação e nome do hospital. Nessa fase, a professora aproveita para fazer um trabalho de identidade com as crianças, que trazem cópias de suas certidões e têm a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre sua história, reconhecendo seu papel e o lugar que ocupam na sociedade.



Toda sexta feira é designado um aluno, pela ordem de chamada, que fica com a “missão” de passar o final de semana com a Olívia e cuidar dela. Com o Livro da Vida da boneca, que é a história da personagem, a criança poderá registrar junto com sua família, as atividades de Olívia no final de semana.



Os pais ficam incumbidos de escrever, no Livro da Vida, como foi a estada da boneca, já que as crianças ainda não dominam a escrita. O interessante, porém, é que as elas passem oralmente essas experiências enquanto os pais fazem o registro por escrito, a fim de que se promova mais essa integração. Os relatos são variados: a boneca já foi a aniversários, supermercados, viagens... Ás vezes, os alunos colocam suas próprias roupas nela conforme a ocasião. Esse é um momento propício não só à integração de família e escola, de desenvolvimento relacional, mas também à formação do hábito da leitura e à preparação do aluno para a alfabetização.



Em sala de aula, na segunda-feira, a criança compartilha com os amigos suas experiências na primeira atividade do dia – a roda de novidades – e fortalecem os laços afetivos entre eles. Durante a realização do projeto, é possível à equipe docente conhecer o universo do aluno, saber como ele vive e quais são suas oportunidades e estímulos em casa.