quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Hipóteses da Escrita


As crianças têm a hipótese de que não é preciso escrever tudo o que se fala para ler, bastam os substantivos para a construção de uma frase ou enunciado.



Os verbos e muito menos os artigos são consideradas palavras desnecessárias na leitura devido a um problema de contraste de concepções, porque a criança supõe que todas as palavras ditas não precisam ser escritas a não ser que se tratem de pessoas, animais ou objetos e que a ordem destas palavras, não importa, porque não altera o significado.

Na evolução das idéias sobre a escrita a idade conta menos que o tempo de participação em situações e atividades em que a escrita está presente, direta ou indiretamente.

A alfabetização não é mero processo de natureza perceptual, é mais que isto, é um processo de natureza conceitual.

As crianças em situação de leitura, inicialmente demonstram dificuldade de percepção da separação entre as palavras do texto, como compatibilizar as partes do enunciado oral que elas acham que devem estar escritas e a quantidade de segmentos gráficos que encontram no texto. Não há dificuldade perceptual, há conflito para interpretar o escrito.

Há duas hipóteses importantes sobre a leitura que as crianças precisam resolver:
1- Nem tudo o que se lê precisa ser escrito de forma independente;
2- Existe uma quantidade mínima de letras (em torno de três) exigida para considerar algo adequadamente escrito.

É importante oferecer aos alunos, oportunidades de defrontarem-se com textos nos quais ela sabe o que está escrito, oportunidades de pensar sobre a escrita, elaborar hipóteses, testá-las, reconstruí-las progressivamente, incentivando o progresso na escrita e leitura.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

26 Considerações sobre os FILHOS - por Içami Tiba- Meu escritor amado!





1. A educação não pode ser delegada à escola. Aluno é transitório. Filho é para sempre.
2. O quarto não é lugar para fazer criança cumprir castigo. Não se pode castigar com internet, som, tv, etc...
3. Educar significa punir as condutas derivadas de um comportamento errôneo. Queimou índio pataxó, a pena (condenação judicial) deve ser passar o dia todo em hospital de queimados.
4. É preciso confrontar o que o filho conta com a verdade real. Se falar que professor o xingou, tem que ir até a escola e ouvir o outro lado, além das testemunhas.
5. Informação é diferente de conhecimento. O ato de conhecer vem após o ato de ser informado de alguma coisa. Não são todos que conhecem.. Conhecer camisinha e não usar significa que não se tem o conhecimento da prevenção que a camisinha proporciona.
6. A autoridade deve ser compartilhada entre os pais. Ambos devem mandar. Não podem sucumbir aos desejos da criança. Criança não quer comer? A mãe não pode alimentá-la. A criança deve aguardar até a próxima refeição que a família fará. A criança não pode alterar as regras da casa. A mãe NÃO PODE interferir nas regras ditadas pelo pai (e nas punições também) e vice-versa. Se o pai determinar que não haverá um passeio, a mãe não pode interferir. Tem que respeitar sob pena de criar um delinquente.
7. Em casa que tem comida, criança não morre de fome . Se ela quiser comer, saberá a hora. E é o adulto quem tem que dizer QUAL É A HORA de se comer e o que comer.
8. A criança deve ser capaz de explicar aos pais a matéria que estudou e na qual será testada. Não pode simplesmente repetir, decorado. Tem que entender.
9. É preciso transmitir aos filhos a idéia de que temos de produzir o máximo que podemos. Isto porque na vida não podemos aceitar a média exigida pelo colégio: não podemos dar 70% de nós, ou seja, não podemos tirar 7,0.
10. As drogas e a gravidez indesejada estão em alta porque os adolescentes estão em busca de prazer. E o prazer é inconsequente.
11. A gravidez é um sucesso biológico e um fracasso sob o ponto de vista sexual.
12. Maconha não produz efeito só quando é utilizada. Quem está são, mas é dependente, agride a mãe para poder sair de casa, para fazer uso da droga . A mãe deve, então, virar as costas e não aceitar as agressões. Não pode ficar discutindo e tentando dissuadi-lo da idéia. Tem que dizer que não conversará com ele e pronto. Deve "abandoná-lo".
13. A mãe é incompetente para 'abandonar' o filho. Se soubesse fazê-lo, o filho a respeitaria.. Como sabe que a mãe está sempre ali, não a respeita.
14. Se o pai ficar nervoso porque o filho aprontou alguma coisa, não deve alterar a voz. Deve dizer que está nervoso e, por isso, não quer discussão até ficar calmo. A calmaria, deve o pai dizer, virá em 2, 3, 4 dias. Enquanto isso, o videogame, as saídas, a balada, ficarão suspensas, até ele se acalmar e aplicar o devido castigo.
15. Se o filho não aprendeu ganhando, tem que aprender perdendo.
16. Não pode prometer presente pelo sucesso que é sua obrigação. Tirar nota boa é obrigação. Não xingar avós é obrigação. Ser polido é obrigação. Passar no vestibular é obrigação. Se ganhou o carro após o vestibular, ele o perderá se for mal na faculdade.
17. Quem educa filho é pai e mãe. Avós não podem interferir na educação do neto, de maneira alguma. Jamais. Não é cabível palpite... Nunca.
18. As mães... Muitas são desequilibradas ou mesmo loucas. Devem ser tratadas.
19. Se a mãe e a professora engolirem os sapos do filho e dos alunos, eles pensarão que a sociedade terá que engolir também. Nós somos o modelo de soaciedade!
20. Videogames são um perigo: os pais têm que explicar como é a realidade, mostrar que na vida real não existem 'vidas', e sim uma única vida. Não dá para morrer e reencarnar. Não dá para apostar tudo, apertar o botão e zerar a dívida.
21. Professor tem que ser líder. Inspirar liderança. Não pode apenas bater cartão.
22. Pais e mães não podem se valer do filho por uma inabilidade que eles tenham. 'Filho, digite isso aqui pra mim porque não sei lidar com o computador'. Pais têm que saber usar o Skype, pois no mundo em que a ligação é gratuita pelo Skype, é inconcebível pagarem para falar com o filho que mora longe.
23. O erro mais frequente na educação do filho é colocá-lo no topo da casa. O filho não pode ser a razão de viver de um casal. O filho é um dos elementos. O casal tem que deixá-lo, no máximo, no mesmo nível que eles.. A sociedade pagará o preço quando alguém é educado achando-se o centro do universo.
24. Filhos drogados são aqueles que sempre estiveram no topo da família.
25. Cair na conversa do filho é criar um marginal. Filho não pode dar palpite em coisa de adulto. Se ele quiser opinar sobre qual deve ser a geladeira, terá que mostrar qual é o consumo (KWh) da que ele indicar. Se quiser dizer como deve ser a nova casa, tem que dizer quanto isso (seus supostos luxos) incrementará o gasto final.
26. Dinheiro 'a rodo' para o filho é prejudicial. Mesmo que os pais o tenham, precisam controlar e ensinar a gastar.

Frase: "A mãe (ou o pai) que levam o filho para a igreja, não irão buscá-lo um dia, no futuro próximo, na cadeia..."

terça-feira, 1 de setembro de 2009

A Alfabetização e a Vida em Sociedade



A alfabetização é um instrumento de integração, comunicação, entendimento, expressão e capacitação, possuir o domínio da leitura e da escrita não é só algo que te auxilia e ajuda nesses tempos modernos, mais que isso, é um modo de vida, algo que lhe dá as respostas dos desafios da sociedade e que transforma o mundo, o homem e toda a sociedade. Nós nos lembramos que quando pequenas, gostávamos que lessem para nós histórias, por horas, sem dar sinal de cansaço ou de aborrecimento! As histórias lidas transportam-nos a um imaginário sem fim! Nos nossos dias, em que não se tem tempo para nada, ficou esquecida em casa a hora de contar histórias e essa prática foi se perdendo, hoje em dia poucas crianças têm o privilégio de ouvir histórias em casa, contadas pelos pais ou familiares próximos.


Esquecemos muitas vezes que através das histórias a criança forma o gosto pela leitura, enriquece o seu vocabulário, amplia o mundo de idéias e conhecimentos, desenvolvendo a linguagem e o pensamento. As histórias também estimulam a atenção, a memória, cultivam a sensibilidade e isso significa educar o espírito. Ajudam por vezes a resolver conflitos emocionais e estimulam o imaginário da criança.

Como recurso pedagógico escolar, a leitura abre espaço para a alegria e o prazer de compreender, interpretar a si próprio e à realidade. Na infância é primordial o desenvolvimento da imaginação, pois é um período em que as células do cérebro criam mais conecções sinápticas.


Quanto mais conecções sinápticas uma pessoa tem, mais ela será capaz de resolver problemas, pois ela conseguirá associar esses problemas com mais memórias e situações diferentes que ela viveu. Um adulto que foi privado deste processo, de aquisição de leitura e escrita, sofre as conseqüências de sua falta de inserção total e de qualidade na sociedade. Na leitura, além da sabedoria que se adquire, desenvolve-se a imaginação, pois para interpretar ou compreender o que está escrito é preciso imaginar a ocorrência dos fatos, que se passa na fonte de leitura. A leitura beneficia o vocábulo, facilita a capacidade de expressão, assim a pessoa tende a ser mais compreendida pela sociedade, facilitando a resolução de seus problemas. Ler histórias para crianças desde cedo, faz do ato de ler e escrever, algo natural, divertido e bem-vindo no mundo adulto.

A grande importância da alfabetização está diretamente ligada à libertação de uma pessoa, pois a partir do momento em que um sujeito aprende a decifrar o código alfabético e a, principalmente, entende-lo, de maneira que consiga interpretar o que lê, ele começa a se tornar o sujeito de sua própria história; a alfabetização dá igualdade de condições a todos que sabem ler, dentro de uma nação, sem isso o sujeito é facilmente manipulado e alienado do mundo que o rodeia.


Alfabetização e informação andam de mãos dadas; uma pessoa que lê e escreve, que busca conhecimentos, não fica tão dependente dos demais, deste modo pode se movimentar no seu universo e a fazer suas escolhas, que vai gerar opiniões próprias para o efetivo exercício da cidadania. A leitura e a escrita são o mais poderoso meio de comunicação do mundo, que permitem entender e apreciar as idéias dos outros e expressar as suas, mostrar o que se sabe, o que se quer dizer para o resto do mundo e o que os outros estão lhe transmitindo ou expressando, isso também ajuda o individuo a se integrar no mundo de um modo igualitário e justo.